Como nasceu

A Recíproca Assistência também designada pela sigla RA é uma entidade aberta de previdência complementar sem fins lucrativos, fundada em 25 de janeiro de 1945 por iniciativa de servidores do extinto IAPM, Instituto de Aposentadoria e Pensão dos marítimos, que através de um ato de amor e solidariedade a um colega que se encontrava à morte, descontaram um dia de trabalho a fim de formar um pecúlio que permitiu aos seus beneficiários se livrarem de muitas dificuldades surgidas com a perda do esposo e pai.

Esta ação se tornou continua até o reconhecimento da recíproca assistência pelo órgão regulador Susep como entidade de previdência complementar aberta.

Objetivo

O Objetivo da Recíproca Assistência é proteger através de seus planos de Previdência Complementar, Pecúlio com Resgate e Renda de Pensão, os beneficiários indicados pelos participantes subscritores das propostas de contratação dos planos.

A RA hoje

A Recíproca Assistência após o advento da lei 6.435 de 15.07.77 e o decreto 81.402 de 23/02/1978 foi reconhecida como entidade aberta de Previdência Complementar através da carta patente 06 estruturada e através de convênio propicia aos seus participantes subscritores, lazer, férias e assistência ao idoso. Possui hoje mais de 20.000 participantes e um patrimônio superavitário frente a responsabilidade de pagamento do seu quadro de participante. Pecúlio com Resgate, Renda de Pensão e como vantagens aos seus participantes subscritores oferece uma carteira de empréstimos com juros baixíssimos com pagamento em até 36 meses.